UNIGRAN

Prevenção é tudo: o sinal precoce e doloroso de câncer do ovário que jamais deve ignorar

No Brasil, o câncer de ovário afeta mais de seis mil mulheres por ano, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca)

Por Redação em 12/06/2023 às 09:09:43

Diagnóstico precoce é crucial para o tratamento eficaz do câncer. É por isso que devemos estar atentos a qualquer mudança em nosso corpo, mesmo que pareça insignificante.

No Brasil, o câncer de ovĂĄrio afeta mais de seis mil mulheres por ano, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Infelizmente, de acordo com a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e ObstetrĂ­cia), sete em cada dez pacientes acabam falecendo em decorrĂȘncia da doença no paĂ­s.

A médica Stephanie Ooi, em entrevista ao Daily Express, destaca um dos primeiros sintomas do câncer de ovĂĄrio: a dispareunia, que é a dor durante as relações sexuais.

"Dor nas costas, no estômago ou durante o sexo podem indicar precocemente o câncer de ovĂĄrio. Algumas mulheres também podem sentir inchaço além do normal", explica a especialista da MyHealthcare Clinic, no Reino Unido. Além disso, o câncer de ovĂĄrio apresenta uma série de sintomas precoces, incluindo inchaço e sensação de estar cheia, como se tivesse feito uma refeição abundante.

Outros sinais a serem observados são falta de apetite, dificuldade em terminar as refeições e perda de peso repentina e inexplicĂĄvel.

Fatores de risco associados à doença incluem histórico familiar, ausĂȘncia de maternidade, endometriose, uso de talco e sobrepeso.

Fonte: NotĂ­cias ao Minuto

Comunicar erro
MODELO
UCP TOPO
MASTERS
SICOOB