UNIGRAN

Vulcão que poderia provocar tsumani no Brasil tem aumento no nível de alerta

Cumbre Vieja atingiu alerta amarelo por conta de atividades moderadas nos últimos dias

Por Daniel Amaral em 16/09/2021 às 11:04:17

Vulcão fica em arquipélago no Oceano Atlântico - Foto: Reprodução

O vulcão Cumbre Vieja, adormecido há décadas no arquipélago de Canárias, a Oeste do continente Africano, passou de alerta verde para amarelo por apresentar sinais de atividade moderada nos últimos dias. O vulcão pode provocar um tsunami que poderia atingir todas as Américas, com impactos que chegariam ao Brasil, em especial nas regiões Norte e Nordeste do país.

"Ele não estava dando sinais de erupção, mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima", explicou o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira ao portal de notícias UOL.

O portal de meteorologia Metsul informa que a região de La Palma, onde está localizado o vulcão Cumbre Vieja, enfrenta aumento nos movimentos de vulcões, que acompanha a tendência de alta desde 2017 e ganha maior força desde 2020. "Nos últimos dias, além de aumentar o volume de movimentos sísmicos, sua intensidade aumentou com abalos que tiveram magnitude superior a 3. A profundidade dos epicentros também diminuiu, em média, de 30 para 12 quilômetros. Só ontem foram mais de 100 tremores e um teve profundidade de apenas 4 quilômetros", explica o portal.

Comunicar erro
MODELO
UCP TOPO
MASTERS
SICOOB