UNIGRAN

MS tem 313 mil doses 'paradas' de vacina contra covid e isso preocupa autoridades de saúde

Cerca de 60% dos óbitos são de pessoas não vacinadas no Estado

Por Daniel Amaral em 13/09/2021 às 06:55:48

Doses estão paradas nos municípios de MS - Leonardo de França / Midiamax

Municípios de Mato Grosso do Sul estão com cerca de 313 mil doses de vacina contra covid paradas. O número preocupa autoridades de saúde, uma vez que 60% das mortes em MS são de pessoas que não tomaram vacina.

Dessa forma, o governo do Estado se reuniu com a Assomasul (Associação de Municípios de MS) para definir estratégias para intensificar a aplicação da 3ª dose e da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos.

"Vamos reforçar as parcerias que o Estado tem com os prefeitos e prefeitas para que possamos completar o ciclo vacinal da nossa população", disse o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende.

Conforme o secretário, 40% dos óbitos são de pessoas que tomaram as duas doses há mais de seis meses e têm mais de 60 anos. "Na guerra em que nos encontramos, vacinação não pode ter pausas em feriados e nem finais de semana", reforçou.

A preocupação também se dá após a confirmação da circulação da variante Delta no Estado. "Os municípios também têm disponibilidade de vacinas da Coronavac para quem ainda não tomou a segunda dose. Inclusive alguns que têm acima de 18 anos e que não tomaram nenhuma dose ainda, devem procurar as unidades para não ficarem suscetíveis à doença, ainda mais agora como surgimento da variante Delta"

Até este domingo (12), MS já havia imunizado com as duas doses - ou dose única - 49.45% da população. No total, foram aplicadas 3.285.102 doses, sendo 1,8 milhão como 1ª dose e 1,1 milhão como 2ª dose.

Fonte: Midiamax

Comunicar erro
MODELO
UCP TOPO
MASTERS
SICOOB