UNIGRAN

Clínicas da UCP desafogam rede pública de saúde na fronteira

Os atendimentos nas clínicas da Universidade Central do Paraguay são feitos gratuitamente

Por Redação em 25/03/2024 às 10:46:00

Com a região de fronteira entre o Departamento de Amambay e o estado de Mato Grosso do Sul registrando números crescentes de casos de dengue, as centenas de atendimentos diários das cinco clínicas escolas da Universidade Central do Paraguay (UCP), de Pedro Juan Caballero, acabam desafogando os hospitais e clínicas públicas das cidades fronteiriças.

Nos últimos meses os índices de contaminação por dengue explodiram na região, causando inclusive mortes de brasileiros e paraguaios e a situação só deve ser normalizada, segundo especialistas, com a cobertura vacinal que vem sendo feita em algumas cidades brasileiras. Mesmo com assim, o índice de vacinados ainda é pequeno e não existe uma previsão de uma campanha em nível nacional no Paraguai.

Somente no ano passado 41.545 pacientes foram atendidos pelas clínicas médicas da UCP em Pedro Juan Caballero. Do total destes atendimentos, as doenças respiratórias representam quase que 70 dos casos, seguida pelos problemas causados pela diabete e suas complicações com 20 por centro dos atendimentos realizados.

Se estes casos precisem ser tratados pelo setor público de saúde do Paraguai, haveria, sem dúvidas, uma sobrecarga, agravando ainda mais a situação em toda a região.

Os atendimentos nas clínicas da Universidade Central do Paraguay são feitos gratuitamente e na maioria dos casos os pacientes ainda recebem os medicamentos básicos prescritos pelos médicos da instituição.

As clínicas da UCP em Pedro Juan Caballero estão localizadas no Bairro Obrero, no Bairro Dom Bosco, no Bairro San Gerardo e a Clínica Central no bairro San Blás e Posto Central da Polícia Nacional no Bairro Santa Tereza. A UCP possui também um posto de coleta de material para exames laboratoriais com preços populares.

Fonte: Assessoria

Comunicar erro
MODELO
UCP TOPO
MASTERS
SICOOB