UNIGRAN

SEMANA DECISIVA PARA TIMES BRASILEIROS NA LIBERTADORES E SUL-AMERICANA

Libertadores e Sul-americanas: Times brasileiros tem paradas difíceis na semana

Por Roberto Julianelli em 25/06/2023 às 15:22:03

SEMANA DECISIVA PARA TIMES BRASILEIROS NA LIBERTADORES E SUL-AMERICANA


Por Roberto Julianelli*

Uma semana de grandes definições para times brasileiros nos torneios do continente com o encerramento da fase de grupos da Libertadores e da Sul-Americana. Alguns times já deram adeus e não têm mais chances de prosseguir, porém a expectativa é de termos muitos representantes nas oitavas de final de ambas as disputas.

Vamos começar pela Copa Sul-Americana, lembrando que avançam direto para as oitavas de final apenas os primeiros colocados de cada grupo. Quem ficar em segundo lugar ainda terá possibilidade de prosseguir, desde que passe numa fase eliminatória contra os terceiros colocados dos grupos da Libertadores. A situação para a sexta rodada é a seguinte:

No grupo A o Botafogo lidera com a mesma pontuação que a LDU (9 pontos) e só está à frente pelo maior número de gols marcados até aqui; ambos jogarão em casa e precisam vencer de olho na diferença de gols, portanto promessa de emoção até o apito final.

No grupo C a situação do RB Bragantino é semelhante à do time carioca, pois a equipe lidera com o mesmo número de pontos do Estudiantes da Argentina, porém tem melhor saldo de gols - 12 contra 9 - e ambos vão jogar a ultima partida em casa; também aqui a decisão se dará pelo melhor saldo de gols em caso de vitória dos dois times.

No grupo D o São Paulo é o líder com 13 pontos e enfrenta o Tigre (ARG), com 10 pontos, jogando em casa e com ampla vantagem no saldo de gols; classificação praticamente garantida para o time dirigido por Dorival Junior.

Nos grupo E e F, Santos e América MG já estão eliminados e jogam apenas para cumprir tabela.

O grupo G é liderado pelo Goiás que tem 9 pontos e vai enfrentar o Santa Fé (7 pontos), fora de casa, que ainda sonha com a classificação; na briga também pela classificação está o Universitário (PER) que também está com 7 pontos e jogará em casa contra o lanterna Gimnasia La Plata. Grupo equilibrado, onde três equipes têm reais condições de irem à próxima fase.

Fechando a análise da Sul-Americana, o Grupo H tem o brasileiro Fortaleza já garantido nas oitavas de final, com 12 pontos ganhos contra 8 do segundo colocado, o Palestino.

Na Copa Libertadores da América os dois primeiros colocados em cada grupo garantem vaga nas oitavas de final. Vamos à análise de cada grupo: O grupo A já tem o Racing classificado e o Flamengo tem praticamente garantida a vaga para a próxima fase; um empate no jogo contra o Aucas, no Maracanã, é suficiente. Em caso de derrota, o Rubro-Negro pode até perder a vaga para o estreante Ñublense, que teria que vencer o Racing, na Argentina, e ainda tirar uma diferença que é de 5 gols no momento; o time brasileiro ainda sonha com o primeiro lugar no grupo, mas precisa vencer por mais de dois gols de diferença, e contar com um tropeço do time argentino.

No Grupo B o Internacional (9 pontos) é o segundo colocado e terá um confronto direto com o Independiente Medellin (líder com 10 pontos), jogando em Porto Alegre; um empate pode tirar o clube gaúcho, caso o Nacional (URU) vença em casa o Metropolitanos, lanterna que ainda não pontuou na competição. Um jogo de altíssimo risco para o Colorado.

Pelo grupo C, Palmeiras e Bolívar se enfrentam para saber quem ficará em primeiro lugar, pois ambos já estão classificados para a próxima fase; no momento o time brasileiro é o segundo colocado, porém um vitória simples, jogando em casa, garante a liderança.

No grupo D o Fluminense é o líder com 9 pontos e um empate contra o Sporting Cristal (7 pontos), no Maracanã, garante a classificação, contudo uma derrota - muito improvável - pode até eliminar o tricolor da competição, pois o River Plate que é o segundo colocado com 7 pontos vai jogar em casa contra o The Strongest e em caso de vitória também ultrapassaria o time brasileiro.

O grupo E tinha o Corinthians como representante brasileiro, porém o Timão já está eliminado e sua única esperança é ficar em terceiro lugar para tentar uma vaga na Sul-Americana.

O grupo G tem dois times brasileiros. O Athletico PR já garantiu sua passagem para a próxima fase, enquanto o Atlético MG está quase lá; o Galo terá um confronto direto com o Libertad, no Paraguai, e só em caso de derrota por goleada pode perder a vaga no saldo de gols, que no momento é favorável ao time mineiro.

De um modo geral, pode-se considerar que a participação dos times brasileiros nas duas competições foi boa até aqui, e as possibilidades de prosseguir são muito favoráveis; as decepções ficaram por conta do Santos e do Corinthians que chegam à última rodada sem chances de classificação, frustrando seus torcedores.

Semana decisiva que certamente irá mexer com o coração de muitos torcedores pelo Brasil inteiro. Vamos torcer para que nossos representantes tenham boas atuações e continuem nas competições.

*NARRADOR ESPORTIVO E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

Fonte: Redação MS WEB RADIO e Mídia MS Digital

Comunicar erro
MODELO
UCP TOPO
MASTERS
SICOOB