UNIGRAN

Lia Nogueira busca socorro para Saúde da região Sul do Estado

Com a falta de equipe, os atendimentos estavam sendo realizados apenas duas vezes na semana

Por Redação em 18/04/2023 às 10:31:36

Local onde é feito o atendimento da população no Assentamento Dorclina Folador. (Foto: Assessoria)

Devido a falta de estrutura física, que tem afetado o atendimento à população, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) solicitou ao Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais de Saúde e de Infraestrutura e Logística, e a Prefeitura de Ponta Porã a ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Assentamento Dorcelina Folador, em Ponta Porã.

O prédio, entregue em 2018, possui apenas duas salas, onde em uma delas é feito todo atendimento desde a recepção, triagem, coleta de exames e administração de medicamentos, e na outra o atendimento médico.

Os assentados, como Rosania Silva, reclamam que por conta da pequena estrutura física não há equipe fixa de atendimento na UBS, apenas três agentes de saúde que atuam no assentamento e enfermeiras e uma médica que atuam como equipe volante.

"Nenhuma das peças possui ar condicionado e o atendimento odontológico está sendo realizado dentro de um pequeno trailer, de forma itinerante. Com a falta de equipe, os atendimentos estavam sendo realizados apenas duas vezes na semana, até o mês de março, mas, a partir de abril, os atendimentos vão acontecer apenas uma vez por semana, sendo disponibilizadas somente 12 senhas ao longo do dia", explicou Lia Nogueira.

A deputada reforçou que sem ampliação não há como manter uma equipe fixa, pois a estrutura disponível atua como um socorro à comunidade dos assentados. "Nos dias de atendimento os pacientes costumam chegar às 5h para conseguir pegar as poucas senhas disponibilizadas, e mesmo assim muitos voltam para casa sem conseguir. Com uma estrutura mais adequada vai ser possível designar uma equipe de saúde fixa para os atendimentos da região", justificou.

O Assentamento Dorcelina Folador é composto por 20 grupos e cada um tem, em média, de 15 a 20 famílias aproximadamente, o que gera uma alta demanda de pacientes.

Amambai

A parlamentar solicitou ainda ao governo estadual, através da Secretaria de Estado de Saúde, e à prefeitura de Amambai, a implantação de um Centro de Hemodiálise no Hospital Regional do município, e que seja firmado convênios com os poderes para arcarem com as despesas de profissionais e outros custos administrativos.

A parlamentar também solitou melhorias para Amambai. (Foto: Vilson Nascimento)

Fonte: Assessoria

Comunicar erro
MODELO
UCP TOPO
MASTERS
SICOOB