UNIGRAN

Morre o ex-zagueiro Valdessi Carbonari

Ele foi um dos maiores nomes do esporte douradense

Por Antonio Neres em 18/09/2022 às 10:41:05

Craque do Ubiratan e Operário EC, Tigre Douradense, "muralha" douradense, morreu neste sábado (17) o futebolista Valdessi Carbonari, apelidado pelo saudoso advogado e poeta Altair da Costa Dantas(ALCODAN) como 'Magrão' ou "a Muralha".

Veio para Dourados, do interior paulista na década de 60 para trabalhar no Banco do Brasil, aqui se estabeleceu e se tornou um ícone do esporte, inicialmente no futebol de salão, integrando a forte equipe da AABB, conquistando o tri-campeonato estadual, a lado de Omenélio, Leba. Zé Roberto, Zé Paulo e outros. Ele foi também jogador de basquete.

No futebol ele integrou o time do Ubiratan EC de Walter Brandão, se tornando uma das mais importantes agremiações do então Mato Grosso. Ele sempre se destacou pela sua lealdade em campo, liderança, técnica e impulsão, fazendo inclusive muito gols de cabeça. Valdessi foi também dirigente.

Um fato curioso aconteceu no início da década de 60, quando seu amigo Walter Brandão da Silva, teve um desentendimento com a diretoria do Ubiratan Esporte, por questões políticas e deixou o Leão da Fronteira, se transferindo para o rival Operário EC. Convidado pelo amigo para fazer parte da equipe douradense, Valdessi em solidariedade a Walter Brandão, foi para o tigre juntamente com Omenélio, Varela, Pitu, Piper e outros, se tornando tri-campeão pelo time comandado pela família Saldivar. No Operário Esporte Clube, ele foi também campeão da Copa Assis Chateaubriand, numa final épica com o Carlos Camisão de Aquidauana, competição que tinha status de um campeonato estadual, pois contava com as participações das principais equipes do Estado. Esta por sinal, segundo o advogado, poeta e torcedor dp Operário, foi a maior conquista do tigre.

Anos mais tarde, ele voltou a defender as cores do Ubiratan Esporte Clube, na gestão do ex-presidente Décio Rosa Bastos.

Outra marca de Valdessi Carbonari foi seu lado humano, sempre ajudando outros jogadores e ex-jogadores em dificuldades financeiras, chegando inclusive a arrumar emprego em suas empresas para muitos deles.

Após encerrar sua carreira no futebol profissional, ele juntamente com o saudoso advogado Jairo de Quadros Filho(Jairinho), formaram o Saudade EC, time formado por ex-jogadores que fez muito sucesso durante muitos anos.

Valdessi foi também empreendedor do mercado de grãos e grande incentivador do esporte. Valdessi completou 80 anos de idade em agosto.

Casado com a professora Vera Gema, ele teve vários filhos e netos e era figura importante na comunidade.

Velório acontece no espaço Pax Primavera da avenida Weimar Torres, 4835 e será sepultado neste domingo.


Fonte: Redação MS WEB RÁDIO e fotos das redes sociais

Comunicar erro
MODELO
UCP TOPO
MASTERS
SICOOB