UNIGRAN

Festa popular: Arraiá da Fátima FM levou uma multidão ao Bairro Centro Educacional.

Arraiá da Fátima FM é um dos mais tradicionais de Mato Grosso do Sul

Por Antonio Neres em 25/07/2022 às 10:02:56

O 6°Arraiá Favo de Mel realizado neste último sábado 23/07 na cidade de Fátima do Sul, foi um verdadeiro sucesso, uma multidão esteve presente no evento, que foi realizado na Bairro Centro Educacional, o mais populoso do município. O tradicional Arraiá é uma realização da rádio Fátima FM, foram distribuídos mais 100 prêmios, entre eles TV, bicicleta, cama box, ventiladores e muitos outros.

Animação

A animação ficou por conta do grupo Éco do Forró, Matogrossinho, Cris Passos, Henrique Souza e o Trio Alma Campeira que fizeram as pessoas dançarem e se divertirem, foi uma grande festa, destacou o radialista João Hermes Pieretti, agradecendo a prefeita Ilda Machado e a todos os parceiros pela apoio, em especial a Prefeita de Fátima do Sul Ilda Salgado Machado que além de apoiar o Arraiá, esteve nos prestigiando, inclusive dançando a nossa quadrilha, Pieretti agradeceu também a equipe da FÁTIMA FM e aos nossos amigos pela dedicação, estamos muito felizes pois a festa superou as nossas expectativas, é trabalhoso mais ao mesmo tempo gratificante e se Deus continuar nos abençoando ano que vem estaremos realizando a nossa festa e bem mais grandiosa finalizou o radialista João Hermes Pieretti

NR. Sugerimos que o Arraiá da Fátima FM faça parte do Calendário oficial do do município e do Mato Grosso do Sul, pois trata-se de um evento cultural da maior relevância para o entretenimento e a cultura regional e estadual

Prefeita Ilda Machado marcou presença no evento

O QUE É ARRAIÁ?

A palavra arraia possui uma classificação gramatical como sendo substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 6 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a, i. Já as consoantes são: r. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: aiarra. Além disso, dita palavra é classificada como termo utilizado para referir as festas típicas do mês de junho e julho, como foi agora em Fátima do Sul.

A palavra arraia é um conceito com diferentes significados ainda mais porque têm mais de uma palavra como raiz. Quando se irradia a partir da palavra latina (que, por sua vez, deriva de arraius), pode ser usada para nomear o molusco que vive no mar, e que de alguma forma está registrada ou matriculada num corpo. Por exemplo: "Alguém me disse que havia uma listra na porta do carro: Eu suspeito que foi um ciclista que esbarrou no veículo", "Quando trouxeram o novo gabinete, fomos colocá-lo na cozinha e ele esbarrou na parede deixando uma listra na parede", "Quem foi o responsável pela listra suja que está chão da cozinha? ".

Além disso, dita palavra também pode ser algum tipo de marca ou vinco. Quando uma pessoa não se penteia se pode desenhar uma listra na cabeça de acordo com a maneira como se divide o seu cabelo: "Quando eu era criança, eu penteava de lado meu cabelo e deixada listras que se separaram no lado", "A cantora surpreendeu quando penteou seu cabelo deixando listras repartidas ao meio."

SIGNIFICADO DE ARRAIÁ

Por outro lado, ao se passar roupas, é muito comum que as listras habituais fiquem marcadas em certas roupas: "Você dobra as calças de acordo com as listras, porque assim é que ficará um bom passado de roupa, conforme diziam os mais antigo." Dito termo também pode ser constituído como um sinal de magia (-) para definir o desenvolvimento de um diálogo ou, em certos contextos, para conseguir a separação de frases:

"- Você chega em casa amanhã?

– Vou tentar, mas sem promessas ".

Ademais, uma dose de cocaína, além disso, pode ser denominada como arraia: "O músico foi fotografado inalando uma linha de cocaína." Além disso, também marca uma fronteira ou representa a conclusão de que algo que pode ser indicado como linha: "Eu o adverti: Eu não vou deixar você passar desta listra", "O garoto cruzou a linha quando ele insultou o professor".

A arraia, finalmente, são encontradas na maioria das vezes em animais, tais como a zebra. Existem várias hipóteses sobre a causa do padrão característico do listrado desta espécie de equino O último, exposto por pesquisadores da Universidade Sueca de Lund, sugere que esta é uma medida para evitar picadas de mosquito, funcionando da seguinte maneira: a luz solar é formada por raios que viajam em todas as direções, mas que quando a luz reflete a superfície da água, esta é polarizada horizontalmente (e os raios são refletidos apenas no plano horizontal). Nesse ponto, é que os mosquitos são atraídos por esta luz polarizada, uma vez que a água é o ambiente em que eles se acasalam e põem os seus ovos. Por fim, essas mesmas listras nas zebras poderiam também servir para enganar os leões, ou seja, uma espécie de camuflagem.

SINÔNIMO DE ARRAIÁ

São sinônimos de arraia as seguintes palavras: festa, cultura.

Antônimos de arraia

São antônimos de arraia as seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

O arraia estava animado! muita gente, muitas comidas, quentões, quadrilha e casamento caipira, claro, não poderia faltar a fogueira.

Durante a festa de arraia, foram realizadas homenagens a Nossa Senhora de Fátima, santa padroeiro da cidade, e, que dá o nome a emissora. Muito tradicional principalmente no nordeste, a festa é uma tradição vinda de famílias antigas.

Durante a festa de arraia foi realizada apresentação da dança caipira pelas pelas pessoas, inclusive com a participação da Prefeita Ilda Machado e do casal anfitrião Yolanda e João Hermes Pieretti, os quais estavam todos caracterizadas.

Pra encerrar nossa matéria, alguns versos caipiras:

"João acompanhamos com as mãos

Antônio levou nosso coração

Pedro e Paulo dão aquela emoção

Bora dançar

Aproveitar para festejar

Com alegria e muita animação"

– "Faz minha alegria, Santo Antônio

Hoje é seu dia, Santo Antônio

Estou aqui orando para te fazer um pedido

Quero um matrimônio,

Alguém para ser mais do que amigo.

Você é o santo casamenteiro

Então te peço de joelhos

Atenda meus anseios

E me dê um companheiro.

Alguém pra ver a noite estrelada

Pra dançar quadrilha da Fátima FM até o sol nascer

Uma pessoa que vai ser muito amada

De manhã até o anoitecer!"

Fonte: MS DA HORA

Comunicar erro
MODELO
UCP TOPO
MASTERS
SICOOB