PI 39825 - ASSEMBLEIA - MS WEB RADIO

Dourados:reserva indígena contará com Laboratório de Interculturalidade, diversidade artística e inclusão digital

Sala está localizada no espaço da UFGD na Aldeia Jaguapiru de Dourados

Por Antonio Neres em 13/04/2022 às 17:25:08

O Laboratório de interculturalidade e inclusão Digital terá uma sala exclusiva que está localizado no Espaço da UFGD, na aldeia Jaguapiru, e é uma parceria da UFGD & IFMS

A reserva indígena de Dourados ganhará uma sala exclusiva para o laboratório de Interculturalidade, que ficará disponível no Espaço da UFGD, dentro da própria reserva. A previsão é de ser inaugurada no final deste mês de abril.

O laboratório de Interculturalidade é um projeto criado em parceria com o IFMS/Dourados e a Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), que irá funcionar como um espaço de integração entre ensino, pesquisa e extensão, unindo as questões culturais com as questões artísticas e digitais- tecnológicas, que os levam a acreditar ser essa uma proposta pertinente, pois visa a inclusão artística e digital e o pleno desenvolvimento da cidadania dos jovens da Reserva Indígena de Dourados.

Essa proposta pretende ofertar oficinas culturais, linguísticas, ensino de língua e o desenvolvimento tecnológico atrelados a um espaço físico da UFGD dentro da Reserva Indígena, o que proporcionará o processo de descolonização para a interculturalização dos conhecimentos e saberes universitários e escolares, visando o estabelecimento da ecologia de saberes da Universidade.

"O espaço é a materialização da função social da universidade, que faz inclusão e faz com que as pessoas exerçam plenamente a sua cidadania," explica a Professora Dra Gicelma Chacarosqui, Pró-reitora de Extensão e Cultura da UFGD.

"Parabéns Professora pelo lindo projeto. Nossa estou emocionada com a sala. Ela vai servir a comunidade e principalmente para nós acadêmicos," comentou Sandra Rossati, aluna indígena da UFGD, na FAIND ( Faculdade Intercultural Indígena).

A LAIND recebeu por meio de doações da IFMS oito computadores. A doação ocorreu via Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), os computadores foram doados pela UFGD para a IFMS. As máquinas serão utilizados pela comunidade Indígena e por acadêmicos.

No Laboratório de interculturalidade será realizado dois cursos iniciais, oferecidos pela IFMS: Operador de computador com 160 horas e Vendedor de 160 horas. As aulas serão EAD e também presencial. Os tutores serão os próprios estudantes da IFMS.

Comunicar erro
MODELO
UCP TOPO
UNIGRAN
MASTERS
SICOOB
Garotas que fazem programa