UNIGRAN

Exposição em São Paulo celebra a história do rádio e suas primeiras cantoras

Conheça também um pouco da história do rádio em Dourados

Por Antonio Neres em 25/04/2023 às 11:46:29

Está em cartaz, nos 19º e 20º andares do Farol Santander, em São Paulo, a nova exposição "As Cantoras e a História do Rádio no Brasil", que fica disponível no espaço até o dia 25 de junho. Com fotos, aparelhos antigos e raros e objetos pessoais das grandes divas da era de ouro da radiofonia, a mostra apresenta a trajetória pelo país do rádio e celebra grandes personalidades femininas que trilharam suas carreiras nesse meio de comunicação. Os acervos vão desde a década de 1920 até 1960. "Lógico que hoje os meios de comunicação avançam significantemente, com a internet e redes sociais, mas o rádio penetra em todas as camadas sociais. Ele é extremamente popular, principalmente no Nordeste brasileiro, nos rincões, as notícias e informações chegam através do rádio", afirmou o empresário Genildo Barbosa, à Jovem Pan News, durante sua visita à mostra. Além da trajetória do veículo, na exposição também é possível soltar a voz em um karaokê com músicas da época e conferir a história das rainhas do rádio.

Foi a partir da década de 30 que o público feminino desabrochou no rádio, que era um meio majoritariamente dominado por homens. Na mostra, a trajetória de 24 artistas é contada com fotos e objetos pessoais das musas. "O rádio trouxe a voz para a mulher de uma forma ativa, onde ela pudesse cantar e falar. Consequentemente isso foi evoluindo e mostrando que a mulher não serve só para ficar em casa", declarou a corretora de imóveis Daniela Brito, que também foi conferir a exposição.

*Com informações do repórter David de Tarso

Rádio em Dourados/MS

O rádio tem uma história exuberante também em Dourados. Hoje são dezenas de emissoras, incluindo naturalmente as web rádios, que fazem companhia para os douradenses, com músicas, notícias, esporte, utilidade pública, prestação de serviço, receitas, horóscopo e outros.

Mas para chegar ao estádio atual o rádio douradense passou por muitas etapas, se adaptando aos novos tempos e ao perfil do próprio ouvinte. Nomes que se destacaram no passado e contribuíram significativamente para que o rádio de Dourados pudesse ao nível atual.

Nomes que se destacaram de forma extraordinária na Rádio Clube de Dourados e mais tarde na Rádio Caiuás, como Jorge Antonio Salomão, com seu programa "A Bronca", Waldemar Dorta, grande gerente e um "paizão" de todos, Jarbas Pereira, Germano Dansiger. José Guerreiro, o "Véio Tatau", Gilberto Orlando, Odir Pedroso, Edgard Martins, Cloe Fazzano, Lucas Macedo, Carlos Renê, José Vicente, Marco Antonio Cunha, João Perez Soler, Izaque de Barros, Albino Mendes, Valfrido Silva, Lourimar Netto, Luiz Carlos Simono, Vivaldo da Silva Melo (Ézio Moreira), Antonio Carlos Ruiz, Jackson Frazone, Silva Junior, Mauricio Nunes, a voz marcante de Adão de Matos, um dos melhores plantões esportivos e no jornalismo, Beth Salomão, Valdir Machado, Nhô Tito, João Carlos Alvarenga, Paulo Wagner, Ovidio Caju, Daniel Santos, Roberto Leite, Negão da Arapuca, Odair José, Alcides Souza, Kelyana Fernandes, Cloves Braga, Marçal Filho, Antonio Neres, Deuzim Machado, Gilberto Pieretti, Osvaldo Duarte, Tânia Cristina, Marcelo Mourão, João Hermes Pieretti, Wilson Gonçalves, Faria Junior, Laura Márcia, Lourival Pereira, Sidney Correa, Antonio Carlos Guhl, Antonio Coca, Lenyro Novinski, Roberto Ferreira, Daniel Santos, Fábio Dorta, Ezequiel Gonzalez, Serginho Zárate, Lucas Correa, Wanderley Miguel, Carlito Machado, Marcos Cavalheiro, Maurilio Lopes, Ailton Oliveira, Nelson Sudário, Mário Junior, Pedro de Souza Junior, Izomar Galeano, Adair Hubner, Nino, Sidnei Lemos(Bronka), e tantos outros. Alguns já não estão entre nós, outros permanecem na ativa e outros se destacaram também na política, como é o caso de Marçal Filho, como Deputado Federal e Estadual, Jorge Antonio Salomão que foi prefeito de Dourados, Albino Mendes, vereador e vice-prefeito, Marcelo Mourão e Tânia Cristina, atualmente vereadores, João Hermes Pieretti, vereador em Fátima do Sul, Wilson Gonçalves também foi vereador em Fátima do Sul, Nelson Sudário exerceu o cargo de vereador em Dourados.

O Rádio douradense, passou por grandes transformações e continua sobrevivendo como um dos mais importantes veículos de comunicação e, se depender da vontade, garra e dedicação, não só dos locutores e diretores, mas também de sonoplastas, produtores, redatores, vendedores, pessoal do cafezinho, porteiros e todos aqueles que direto ou indiretamente valorizam extraordinariamente este meio fantástico de se comunicar, vai continuar por muitos anos cumprindo o seu rico papel de integrar pessoas e dignificar a vida.

Brasileiro não vive sem rádio, mas os douradenses e sul-mato-grossenses também não conseguem viver sem este veículo extraordinários, que mesmo com a forte concorrência de outros, continua sendo imprescindível em nossas vidas.

Fonte: Jovem Pan

Fonte: Da redação, com informação da Jovem Pan

Comunicar erro
MODELO
UCP TOPO
MASTERS
SICOOB