Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mundo

Ondas de calor no fundo do oceano impressionam cientistas

Os pesquisadores detectaram um salto de 7 graus Celsius em menos de uma hora no litoral da costa oeste norte-americana


Ondas de calor chamadas "The Blob" impressionam cientistas desde 2013. À época, em alguns trechos da costa oeste dos Estados Unidos, a temperatura da água chegou a subir 7 graus Celsius em menos de uma hora.

Recentemente, uma nova modelagem feita pelos pesquisadores da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) revelou que as ondas de calor marinhas também podem se desdobrar debaixo d"água.

O estudo mostrou também que essas ondas de calor marinhas no fundo do oceano podem ser mais intensas e durar mais do que os períodos de calor na superfície. Dillon Amaya, cientista climático do Laboratório de Ciências Físicas da NOAA, disse que "os pesquisadores têm investigado as ondas de calor marinhas na superfície do mar há mais de uma década". Os cientistas, contudo, limitaram-se à análise dos dados sobre as temperaturas extremas na superfície do oceano. Isso porque é muito mais difícil sondar as temperaturas mais abaixo da superfície.


Sobre a importância do estudo, Amaya disse ainda que "esta é a primeira vez que conseguimos realmente mergulhar mais fundo e avaliar como esses eventos extremos se desenrolam ao longo do leito marinho". As pesquisas concentraram-se em ambas as costas da América do Norte, e dados de 1993 a 2019 forneceram o embasamento das prospecções. A pesquisa sobre as ondas de calor que impressionam os cientistas foi publicada na revista científica Nature Communications.

Agencias internacionais

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!