UNIGRAN

Dourados: vereador Ishy cobra infraestrutura para funcionamento de postos e unidades de saúde

Em visitas às Unidades, o vereador identificou a falta de insumos básicos

Por Antonio Neres em 27/07/2022 às 08:17:35

O vereador Elias Ishy (PT) cobrou infraestrutura para o funcionamento dos postos e unidades de saúde de Dourados. Segundo ele, a situação ainda está precária e embora tenha sido contratado mais médicos, os profissionais não têm o básico para trabalhar. Em visita aos locais, o parlamentar constatou a falta de insumos, materiais de limpeza, odontológicos e de escritório. "Se não cuidar da atenção básica, preventiva, sobrecarrega os atendimentos onde seriam para problemas mais graves", afirma.

Ishy encaminhou requerimentos no mês de julho questionando o prefeito Alan Guedes (PP), ainda mais pelo fato de dizer recentemente que o município tem reserva e não está só pagando dívidas, bem como ainda o aumento do repasse do Estado para a saúde local. "O nosso povo merece saúde de qualidade e enfrenta o descaso, tendo que voltar para casa sem receber o atendimento público", explica o vereador.

Ele solicitou o relatório sobre as condições de infraestrutura das Unidades elaborado pelo Departamento de Gestão Operacional da SEMS, conforme relatado em resposta ao Requerimento nº 75/2022. Em relação aos atendimentos odontológicos, ele quer saber por qual motivo algumas unidades estão sem esterilização, sem anestesia e sem radiografia e quais ações e prazos para solução. Ishy também quer o relatório de estoque e a previsão de aquisição dos materiais de limpeza. "Tem funcionário que tira dinheiro do bolso para investir", diz ele.

Em visitas às Unidades, o parlamentar identificou a falta de insumos básicos, materiais de escritório, além de lâmpadas queimadas necessitando de reposição. Referente à climatização, ele questiona se a Secretaria já fez o levantamento das que necessitam de instalação ou troca de aparelhos de ar-condicionado.

Em junho, o vereador também indagou sobre a entrega e gestão do Hospital Regional, sobre a previsão para a conclusão das obras e entrega à população, se a responsabilidade de gestão será do Município ou do Governo do Estado e que, sendo o município, se há previsão para o aumento dos repasses por parte da administração estadual.

Foto: Assessoria

Desde a gestão passada, Ishy tem feito visitas às unidades e cobrado o Município

Fonte: Assessoria

Comunicar erro
MODELO
UCP TOPO
MASTERS
SICOOB