UNIGRAN

Quase 4 mil alunos indígenas serão vacinados e pais são contra o retorno às aulas presenciais

O Município informou que apesar do retorno, a volta presencial na quinta-feira é opcional.

Por Daniel Amaral em 10/11/2021 às 14:29:17

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) informou após reunião do Grupo de Gerenciamento de Crise, que será realizada uma força-tarefa para triar e vacinar cerca de 3,8 mil alunos indígenas das reservas Bororó e Jaguapiru, em Dourados, contra a Covid-19.

Durante o encontro que aconteceu na terça-feira (9), também ficou decidido pelo retorno presencial das aulas já a partir de amanhã (11), no entanto, lideranças ouvidas pela reportagem afirmam que vários pais são contrários e não mandarão seus filhos para as escolas.

O Município informou que apesar do retorno, a volta presencial na quinta-feira é opcional.

Só para lembrar, as atividades presenciais foram suspensas em dez escolas em 27 de outubro, quando começou a surgir os primeiros casos do Novo Coronavírus.

Segundo a SES, serão vacinados indígenas com 12 anos ou mais já nos próximos oito dias.

"A Sesai de Brasília está dando o apoio e essa questão de surto que está previsto no contexto da pandemia. Assim, estamos unindo esforços com Estado e municípios para melhorar a nossa resposta. Nós saímos desta reunião com uma pactuação muito boa em termos de ações conjuntas que começam amanhã, inclusive com diretores de escolas e outros entes municipais", afirmou o secretário nacional de Saúde Indígena, Robson da Silva.

Vacinação e casos confirmados

Dados apresentados pelo Dsei (Distrito Sanitário Indígena), no último dia 5 de novembro, 53,7% dos adolescentes tomaram a primeira dose de vacina, a meta estabelecida é que este índice seja de 90%.

O Distrito realizou 428 testes de antígeno ligados ao surto, sendo que 394 foram descartados e 34 testaram positivos para a Covid-19. Já o Polo Indígena, ofertou 749 testes de antígeno, com 91 confirmados.

Ainda conforme o Dsei, 82% dos casos positivos ocorreram na aldeia Jaguapiru, 15% na Aldeia Bororó e 3% nos acampamentos localizados em torno das aldeias.

Fonte: Ligado na Noticia

Comunicar erro
MODELO
UCP TOPO
MASTERS
SICOOB