UNIGRAN

Vergonhosa e precária situação da saúde pública brasileira que penaliza os mais humildes

Até quando vamos conviver com o descaso e desrespeito a quem precisa de atendimento na saúde?

Por Antonio Neres em 28/02/2024 às 13:32:45

Por Antonio Neres*

As fragilidades do sistema de saúde no Brasil penalizam severamente os mais humildes, que muitas vezes enfrentam a falta de atendimento adequado. A precariedade no acesso a serviços médicos de qualidade impacta diretamente aqueles que dependem do sistema público para cuidar da sua saúde. Longas filas de espera, falta de medicamentos e infraestrutura precária são apenas algumas das dificuldades enfrentadas por essa parcela da população, que muitas vezes se vê desamparada diante de suas necessidades médicas.

A desigualdade social se reflete de forma contundente no sistema de saúde, onde os mais humildes são os mais afetados pela falta de estrutura e recursos. A carência de investimentos e a má distribuição de recursos agravam ainda mais essa situação, criando um ciclo prejudicial para aqueles que mais precisam de assistência médica. A falta de acesso a exames preventivos, consultas especializadas e tratamentos eficazes contribui para o agravamento de doenças e a perpetuação do sofrimento entre os mais vulneráveis.

Além disso, a ausência de políticas efetivas para combater as desigualdades no sistema de saúde perpetua a marginalização dos mais humildes, que acabam enfrentando barreiras adicionais para obter o cuidado necessário. A falta de informação e orientação também dificulta o acesso dessas pessoas aos seus direitos básicos à saúde, tornando-as ainda mais suscetíveis à negligência por parte das autoridades e instituições responsáveis.

Diante desse cenário preocupante, é fundamental que sejam implementadas medidas urgentes para mitigar as fragilidades do sistema de saúde e garantir um atendimento digno e igualitário a todos os cidadãos. Investimentos em infraestrutura, ampliação do acesso a medicamentos e fortalecimento da atenção básica são algumas das providências necessárias para promover uma mudança significativa nessa realidade tão adversa.


Longa fila de pessoas humildes aguardando atendimento médico em Posto de Saúde

*Jornalista e radialista

Fonte: Redação MS WEB RADIO e Mídia MS Digital

Comunicar erro
MODELO
UCP TOPO
MASTERS
SICOOB