Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Dourados

Festop reúne música, artes cênicas, literatura e artesanato em Dourados

Festival de Todos os Povos em abril terá apresentações gratuitas de artistas douradenses na Praça Antônio João


Grupo Sucata Cultural mostra arte circense na Praça Antônio João (Foto: Divulgação)

O mês de abril tem um grande encontro de diversas vertentes culturais em Dourados. Nos dias 14, 15 e 16, primeiro final de semana após a Páscoa, acontece o 1º Festop, o Festival de Todos os Povos. Os shows e exposições acontecem na Praça Antônio João, com música, poesia, artes cênicas e muito mais, tudo gratuito. O evento é financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Prefeitura de Dourados e com apoio do Sicredi.

Na música, o Festop abrirá o palco para artistas de variadas tendências, do sertanejo ao rock, da MPB ao forró, passando pelo samba, pagode e rap, a maioria dos shows com artistas douradenses. Haverá também apresentações de dança, poesia, artistas circenses, além das feiras de artesanato e literatura.

Em parceria com a Unigran, acontece um Festival Gastronômico. São oito barracas oferecendo pratos típicos representativos das diversas colônias que migraram para Dourados ao longo dos anos, com opções das culinárias sul-mato-grossense, gaúcha, nordestina, mineira, japonesa, paraguaia, italiana, árabe, além de pratos vegetarianos.

Espaço para todos

Idealizador e um dos organizadores do Festop, o professor, músico e produtor cultural, Fernando de Castro Além, conhecido no meio artístico como Dagata, define o festival como o encontro da diversidade artística de Dourados com a necessidade de se mostrar toda essa produção cultural.

"Essa era uma angústia que eu tinha, de Dourados ser a segunda maior cidade do Estado e não ter um evento cultural para a população, que congregue as pessoas. A ideia partiu de um esboço do professor Carlos Magno Mieres Amarilha, que inclusive é o coordenador de literatura do festival. Nosso objetivo é difundir a cultura de Dourados e do Mato Grosso do Sul para a população da nossa região", explica Dagata. Segundo ele, a expectativa é que pelo menos cinco mil pessoas, por noite, passem pela Praça Antônio João.

Dagata e os Pé Vermeio prometem repertório próprio e clássicos do rock (Foto: Punto Aureo)

Música

Entre as atrações confirmadas estão a cantora Soul Ra, Caio Borda, Emanuel Marinho, Kleber e Kleberson, Não Tem Hora, Dagata e os Pé Vermeio, Miliano, Orquestra Sinfônica da UFGD, Sucata Cultural, Made in 90, Grupo de Dança Studio Jacy Brasileiro, Grupo de Dança Canto Kaiwoá. O show de encerramento será com o grupo Sampri, de Campo Grande.

Mesmo pertencendo ao universo pop e rock, Dagata aponta a importância de ter o palco aberto para todas as vertentes. "Dourados é uma cidade eclética musicalmente e com espaços para todos os estilos. Temos grandes artistas do sertanejo, samba, rap. Para todos os lados que apontem a música popular, temos representantes e público. É essa junção que estamos procurando", resume.

Segundo ele, esse é o espírito que inspirou a organização do Festop. "Queremos todas e todos na Praça Antônio João conhecendo e curtindo a produção cultural e os artistas douradenses", completa Dagata.

Poeta Emmanuel Marinho vai se apresentar no Festop (Foto: Punto Aureo)

Assessoria da Prefeitura de Dourados

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!