UNIGRAN

Contra o resultado das urnas, índios protestam na Praça dos Três Poderes neste domingo

Na sexta-feira, indígenas se manifestaram no Aeroporto de Brasília e, no sábado, em shoppings da capital

Por Antonio Neres em 04/12/2022 às 21:26:23

Um protesto contra o resultado das eleições foi realizado na manhã deste domingo (4), na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Os atos foram comandado por um grupo de indígenas que questionam a lisura das urnas e criticam o descondenado Luis Inácio Lula da Silva (PT).

Em vídeos que circulam pelas redes sociais é possível ver um grupo de índios, dentro de um cercado, com centenas de pessoas em volta. Em frente ao grupo de indígenas estão tropas da polícia, armadas com escudos e, aparentemente, impedindo que os índios seguissem em frente com seu protesto.

Apesar do áudio ruim, é possível entender que o índio ao microfone afirma que as eleições presidenciais foram "desmoralizadas" pelo relatório das Forças Armadas que apontou fragilidades de seguranças nas urnas.

Apesar de os protestos contra Lula estarem concentrados no Quartel General do Exército em Brasília, onde centenas de pessoas continuam acampadas há mais de um mês, os indígenas começaram a realizar atos em outros locais da capital federal. Os manifestantes dividem-se sobre onde devem ficar: uma parte defende que ninguém deixe o QG, enquanto outra diz que deve-se ir até a Esplanada dos Ministérios protestar em frente ao Congresso Nacional ou do Palácio do Planalto durante o dia e voltar ao acampamento para dormir.

Na sexta-feira (2), um grupo de índios do povo Kayapó realizou protesto anti-Lula dentro do Aeroporto Internacional de Brasília. Aos gritos de "Lula ladrão, seu lugar é na prisão", o grupo exibia cartazes pedindo "socorro" e carregava flechas e cajados.

O grupo chegou ao aeroporto por volta das 13 horas e permaneceu no local por, aproximadamente, uma hora. As polícias Federal e Militar, o Corpo de Bombeiros e vigilantes do aeroporto foram acionados, mas nenhum incidente foi registrado.

Já neste sábado (3), os indígenas, acompanhados de outras pessoas, foram até o Park Shopping, localizado no Guará (DF). Eles ocuparam a praça central do shopping vestindo roupas nas cores verde e amarelo e segurando cartazes com frases como "Mundo, o Brasil pede socorro" e "Justiça corrompida"

.

Esplanada 04/12/22 Brasília ????
11,4 mil visualizações
0:12 / 0:57

Crédito: Revista Formosa

Fonte: Revista Formosa

Comunicar erro
MODELO
UCP TOPO
MASTERS
SICOOB