UNIGRAN

Por que "Top Gun: Maverick" é um sucesso de bilheteria?

Lançado no fim de maio deste ano, “Top Gun: Maverick” se tornou o maior sucesso do cinema de 2022. Estrelado por Tom Cruise, o longa, uma...

Por Antonio Neres em 03/07/2022 às 10:38:22

Lançado no fim de maio deste ano, “Top Gun: Maverick” se tornou o maior sucesso do cinema de 2022. Estrelado por Tom Cruise, o longa, uma continuação do filme original de 1986, recentemente bateu a marca de US$ 1 bilhão de bilheteria — o primeiro filme do ano e o primeiro da carreira do ator a atingir esse montante de arrecadação. Além do sucesso com o público, a obra sobre destemidos aviadores também é um sucesso de crítica, tendo recebido uma avaliação de 96% no Rotten Tomatoes, plataforma em que críticos avaliam os filmes. Mas, afinal, por que o filme é um sucesso? Separamos alguns pontos que ajudam a explicar este fenômeno.

Presença de Tom Cruise

Um dos principais fatores para o sucesso do filme é o retorno de Tom Cruise ao papel de Pete “Maverick” Mitchell, protagonista da trama. Por ser um dos grandes atores de sua geração e possuir uma legião de fãs, a presença de Cruise, por si só, já atrai o público para os cinemas. Além disso, por ser umcomo se trata de um filme de ação, as pessoas esperam que o famoso galã de Hollywood mantenha o nível de qualidade de outro sucesso de sua carreira: a franquia “Missão Impossível”.

Continuação de um sucesso e retorno de rostos conhecidos

Ao contrário de outros longas recentes que tentam reviver franquias de sucesso — como “Jurassic World: Domínio” e “Matrix Resurrections” —, “Top Gun” consegue manter o nível do primeiro filme e inovar de maneira satisfatória. O longa não fica preso apenas à nostalgia e funciona bem por contra própria, ao contrário dos outros filmes citados. Iceman (Val Kilmer) e Penny (Jennifer Connely), personagens criados nos anos 1980, são bem encaixados na história e dialogam com o elenco novo, mais um acerto da produção.

Qualidade e inovação

Além do elenco, o longa possui diversos acertos técnicos. Os efeitos são impecáveis, assim como o trabalho sonoro e a trilha, que não replica clássicos como “Take My Breath Away”, “You’ve Lost That Loving Feeling” para apostar no talento de Lady Gaga na faixa “Hold My Hand”. O roteiro não é complexo, o que funciona bem para o filme, que tem nas cenas de batalhas de caças seu trunfo.

Agradou todas as tribos

Um ponto citado por diversos fãs do filme nas redes sociais foram os valores apresentados e representados pela figura de Tom Cruise. Ao mostrar personagens repletos de virtudes, como coragem, patriotismo e disposição para sacrificar a vida por seu país, o longa se aproxima de um público mais conservador, que valoriza tais valores. Até o presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou. Em 16 de junho, através de seu perfil no Twitter, ele deu nota 10 para “Top Gun: Maverick” e, em seguida, usou o filme para exaltar o trabalho da Força Aérea Brasileira (FAB). “Top Guns da vida real”, comentou. Entretanto, não foram apenas esses pontos que fizeram com que o público se identificasse. Diversas pessoas exaltaram o carisma do elenco e os momentos mais descontraídos do filme.

Presidente deu nota 10

A turma que pede “menos lacração” adorou

Alguns cutucaram os filmes de heróis

Teve quem ficou feliz ao reviver o primeiro filme

E muita gente se derreteu pelos galãs

Fonte: Jovem Pan

Comunicar erro
MODELO
UCP TOPO
MASTERS
SICOOB