PI 1848 - GOVERNO - MS WEB RADIO

Em Dourados ministro Marcelo Sampaio anuncia que relicitação da BR-163 sai até o fim do ano

Governador Reinado Azambuja acompanhou visita do ministro em Dourados

Por Antonio Neres em 18/06/2022 às 08:49:32

Por Dourados Agora

A relicitação da BR-163, em Mato Grosso do Sul, deve sair até o fim do ano, informou o ministro da Infraestrutura Marcelo Sampaio durante visita a Dourados na manhã desta sexta-feira (17), onde anunciou investimentos para o aeroporto regional. O prefeito Alan Guedes e o governador Reinaldo Azambuja acompanharam a agenda.

Apesar do tempo chuvoso, a visita técnica foi mantida com passagens pelos pontos onde a obra de ampliação da pista está acontecendo. O setor de engenharia e obras do Exército Brasileiro é o responsável pelas intervenções em convênio firmado com o Ministério de Infraestrutura, com investimento previsto inicialmente de R$ 49 milhões, mas que pode chegar aos R$ 75 milhões com o que o ministro chamou de "reequilíbrio do contrato".

Conforme o ministro, o Governo Federal deve relicitar o trecho da BR-163 no Estado, administrado pela empresa CCR MS Via. A expectativa é até o fim do ano estar com os estudos prontos para fazer o mais breve a relicitação do trecho.

A CCR MSVias venceu em 2013 o leilão para administrar a BR-163 em Mato Grosso do Sul. A empresa alega ter investido bilhões na rodovia, mas as obras de duplicação não avançaram como o esperado. O Governo do Estado chegou a solicitar a revisão do contrato e, em contrapartida, a concessionária consultou a ANTT Agência Nacional de Transportes Terrestres) demonstrando interesse em uma relicitação.

Aeroporto

A ampliação faz parte de projeto da pasta de Infraestrutura de melhorar terminais em todo o interior do país. "Aqui em Dourados a gente tinha a necessidade de ampliar o aeroporto. Agora vamos ter uma pista nova, ajustando todo o recapeamento para dar ainda mais segurança na operação e ideia é que a gente possa avançar com o novo terminal de passageiros e no pátio", explica Sampaio.

A previsão é que a obra esteja pronta entre dezembro deste ano e janeiro de 2023 e este cronograma está sendo seguido. "A gente precisou fazer uma adequação com relação a surpresa que nós tivemos na cabeceira onde foi encontrado um lençol freático e o tempo também não tem ajudado muito, mas trabalhamos com um novo cronograma que será seguido para termos o aeroporto enquanto antes liberado", completa o ministro.

Satisfeito com o que acompanhou durante a vistoria, o prefeito Alan Guedes pontuou a importância de se ter o aeroporto liberado para a população e o efeito positivo que trará não apenas ao município, mas para toda Grande Dourados. "Essa é uma obra fundamental para o desenvolvimento da cidade que é capital de uma grande região com aproximadamente um milhão se sul-mato-grossenses. O aeroporto, antes do fechamento provocado pela pandemia da covid-19 tinha cinco voos diários para São Paulo o que representava muito para a economia, não apenas pelo trânsito de pessoas, mas de carga também. A retomada da operação é primordial para que possamos nos consolidar como polo regional", afirma o prefeito de Dourados.

A análise é a mesma do governador Reinaldo Azambuja, destacando a parceria entre o município, governo e ministério para que a obra pudesse estar encaminhada para ser entregue assim que possível. "O importante é que essa obra será concluída e teremos um aeroporto melhor com uma pista muito mais moderna para uma região que talvez seja a que mais cresce no Brasil", resume.

Foto: Cido Costa(Dourados Agora)

Fonte: Dourados agora

Comunicar erro
MODELO
UCP TOPO
UNIGRAN
MASTERS
SICOOB
Garotas que fazem programa