UNIGRAN

De novo: Há risco de novo temporal de poeira no fim de semana em Mato Grosso do Sul

Combinação de vendaval com solo seco pode causar fenômeno, mesmo que de forma menos intensa

Por Daniel Amaral em 22/10/2021 às 10:52:50

A meteorologia do Climatempo aponta possibilidade de ocorrer novo temporal de poeira em Mato Grosso do Sul neste fim de semana.

Apesar de menos intenso, há risco iminente de vendaval e possibilidade de levantamento de poeira novamente. Isso devido à combinação de vários fatores: a chegada de temporal, vendavais e solo seco geram a possibilidade da formação de nova nuvem de poeira.

Modelos meteorológicos apontam que áreas de instabilidade voltam a espalhar fortes temporais no Estado no domingo, por conta de sistema de baixa pressão atmosférica que se forma entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul. Além disso, a passagem de frente fria canaliza a umidade que vem da Região Norte e atravessa o Estado.

Nuvem de poeira

Conforme especialistas do Climatempo, o tempo seco dos últimos meses provocou queda acentuada na umidade do solo. Região centro-norte do Estado, por exemplo, registrava valores entre 10% e 40% de umidade do solo. Também, o lençol freático está muito baixo e o solo superficial seca rapidamente.

Campo Grande ainda se recupera dos prejuízos causados pela tempestade registrada na última sexta-feira, que foi a mais forte dos últimos 15 anos, com rajadas de vento de até 100 km/h. Milhares ficaram por mais de 3 dias sem energia elétrica e centenas de árvores caíram, exigindo força-tarefa para remoção e limpeza de vias.

Frente fria

Para o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a mudança no tempo começa no sábado, quando a frente fria chega à região centro-sul de MS.

Segundo a meteorologia, todas as cidades no centro-sul do estado poderão ter pancadas de chuva com fortes rajadas de vento. O meteorologista Cleber Souza, explicou ao Jornal Midiamax como será a mudança no tempo. "Volta a chover com mais intensidade, com a chegada de nova frente fria, que favorece rajadas de vento e tempestade, com pancadas de chuva significativas", pontuou.

Após as chuvas mais significativas de sábado, a tendência é de queda nas temperaturas. No domingo, a mínima prevista para Ponta Porã é de 13ºC. Em outras cidades da fronteira e do cone sul de MS, os termômetros podem chegar a 14ºC, como em Sete Quedas e Amambai.

Já na região de Dourados e cidades no entorno, o domingo poderá ter friozinho de 15ºC pela manhã. Campo Grande e municípios da região central podem marcar 17ºC, com máxima de 23ºC.

Fonte: Midiamax

Comunicar erro
MODELO
UCP TOPO
MASTERS
SICOOB