Do ensino pĂșblico de SP ao Japão: professor transforma paixão pela lĂngua japonesa em oportunidade
O professor José Matheus Tavares dos Santos é um exemplo de como o ensino pĂșblico e a paixão pela educação podem abrir portas internacionais. Aos 35 anos, ele é professor de lĂngua portuguesa e japonesa na rede estadual de São Paulo e teve sua vida transformada pelo Programa de EstĂĄgio para Promoção da ConvivĂȘncia Multicultural na ProvĂncia de Toyama.
Sem ascendĂȘncia japonesa, José Matheus se destacou no aprendizado do idioma e se licenciou em letras portuguĂȘs e japonĂȘs pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) em 2010. "Sempre fui aluno da rede estadual e muito interessado em lĂnguas. Estudei espanhol no CEL durante o Ensino Médio, sem imaginar que um dia daria aulas ali", relembra.
Em 2019, começou a dar aulas de japonĂȘs no Centro de Estudos de LĂnguas (CEL) da Escola Estadual Martim Afonso, em São Vicente. Sua dedicação ao ensino da lĂngua japonesa o levou a ser selecionado para o estĂĄgio em Toyama em 2023, onde passou um ano imerso na educação japonesa.
Ao ser selecionado para o programa, José Matheus viu a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e atuar diretamente em escolas japonesas. "Finalmente, poderia conhecer um dos sistemas educacionais mais valorizados do mundo, acompanhando de perto alunos e professores", conta.
Em Takaoka, na provĂncia de Toyama, ele trabalhou na Escola Elementar de Nomura e auxiliou alunos brasileiros na Escola Makino. Também foi voluntĂĄrio na ONG educacional Alece, ajudando estudantes do Ensino Médio. "Aprendi que a educação é um instrumento de mudança social, mas que essa mudança real exige articulação entre diversas ĂĄreas do poder pĂșblico", reflete.
Ao voltar ao Brasil, sua experiĂȘncia internacional lhe garantiu um papel de destaque na Diretoria de Ensino de São Vicente, atuando na implantação, na região, do programa Prontos pro Mundo, que envia alunos da rede estadual para intercâmbios em paĂses de lĂngua inglesa. Atualmente, ele estĂĄ novamente no Japão, conduzindo uma pesquisa em educação multicultural na Universidade de Educação de Tóquio.
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Fonte: AgĂȘncia SP/Redação MS WEB RADIO