9Âș SeminĂĄrio de Enfrentamento à ViolĂȘncia contra idosos proposto por Renato Câmara estĂĄ com inscrições abertas

O 9Âș SeminĂĄrio Estadual de Enfrentamento à ViolĂȘncia contra a Pessoa Idosa, evento proposto pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Renato Câmara

Por Antonio Neres em 19/06/2024 às 16:08:52

9Âș SeminĂĄrio de Enfrentamento à ViolĂȘncia contra idosos proposto por Renato Câmara estĂĄ com inscrições abertas

O 9Âș SeminĂĄrio Estadual de Enfrentamento à ViolĂȘncia contra a Pessoa Idosa, evento proposto pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Renato Câmara (MDB), estĂĄ recebendo inscrições para os interessados em se aprofundar nessas questões. Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, o deputado Renato observa que especialistas estarão abordando tópicos importantes sobre o tema. "É uma oportunidade ímpar para quem quer debater, defender suas ideias e, efetivamente, ajudar a avançar na construção de políticas públicas para a terceira idade", observa o parlamentar.


Coordenador da Frente Parlamentar dos Direitos da Pessoa Idosa, deputado Renato presidirĂĄ SeminĂĄrio. Foto: Igor Silva

O SeminĂĄrio que serĂĄ realizado no dia 26 de junho, próxima quarta-feira, a partir das 13h30 no PlenĂĄrio Júlio Maia, no PalĂĄcio Guaicurus, na Casa de Leis, integra as ações do Junho Prata (mĂȘs de enfrentamento à violĂȘncia contra a pessoa idosa) e vai reunir representantes do Governo e da sociedade civil e oportunizar as discussões sobre envelhecimento com dignidade, o Fundo Nacional da Pessoa Idosa e outras políticas que venham enrobustecer os direitos dos idosos . Os interessados em participar do evento devem preencher o formulĂĄrio, clicando neste aqui.

O evento serĂĄ realizado pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa em parceira com a Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, Colegiado Estadual de Gestores Municipais de AssistĂȘncia Social, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Secretaria de Estado de AssistĂȘncia Social e Direitos Humanos.

Programação

Estão previstas duas palestras e uma mesa redonda. A primeira palestra serĂĄ proferida pelo secretĂĄrio Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDFC), Alexandre da Silva. Ele vai falar sobre programa, projetos e ações da Secretaria Nacional de Proteção aos Direitos da Pessoa Idosa para o enfrentamento às violĂȘncias contra a pessoa idosa.

A segunda palestra tem como tema "Envelhecimento com dignidade: o papel transformador do Fundo Nacional da Pessoa Idosa na Construção de uma Sociedade Inclusiva e as Diretrizes Emergentes das ConferĂȘncias de 2024". Esses assuntos serão discorridos pelo presidente do Conselho Nacional da Pessoa Idosa, Raphael Castelo Branco.

Após o intervalo, na segunda parte dos trabalhos, estĂĄ prevista a realização de uma mesa redonda. Participam da mesa representantes da Frente Parlamentar do Idoso, da Subsecretaria da Pessoa Idosa, do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, o secretĂĄrio Alexandre da Silva e o presidente Raphael Castelo Branco.

Confira aqui o convite e a programação do seminĂĄrio.

População de idosos em MS cresce 59% em dez anos

Mato Grosso do Sul, assim como o restante do país, apresenta crescimento acelerado da população de idosos. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Trimestral (PNAD/T), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), havia, no Estado, no primeiro trimestre deste ano, 396 mil pessoas com 60 anos ou mais.

Esse número representa envelhecimento significativo da população sul-mato-grossense. Em dez anos, o crescimento dessa parcela populacional é de 59% - no primeiro trimestre de 2014, eram 248 mil pessoas com 60 anos ou mais. E, em apenas um ano, a alta é de 8,2% - havia 366 mil idosos em Mato Grosso do Sul nos trĂȘs primeiros meses de 2023.

Livro infantil da ALEMS aborda direitos dos idosos.


PĂĄgina do livro "Uma festa para a vida", produzido pela ALEMS

Direitos das pessoas idosas é uma pauta constante na ALEMS. Além de aprovação leis e outras atividades legislativas, hĂĄ outras ações na Casa de Leis. Entre essas iniciativas, estĂĄ o livro infantil "Uma festa para a vida: animais do Pantanal e os direitos dos idosos", produzido pela Comunicação Institucional da ALEMS em 2020. O objetivo é contribuir para uma mudança cultural desde a infância, estimulando a cultura do respeito aos idosos e a todas as pessoas.

O livro integra a coleção "Cidadania é o bicho", que usa a fauna pantaneira para inserir no universo infantil temas sérios e graves, como violĂȘncia contra crianças e adolescentes, violĂȘncia de gĂȘnero, violĂȘncia contra idosos, saúde mental, meio ambiente e autismo. Confira aqui toda coleção.

Serviço

O 9Âș SeminĂĄrio Estadual de Enfrentamento à ViolĂȘncia contra a Pessoa Idosa serĂĄ aberto a toda sociedade e à imprensa. A ALEMS estĂĄ localizada na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, Jardim Veraneio, Parque dos Poderes, Bloco 9, em Campo Grande.

O evento terĂĄ cobertura jornalística da Comunicação da ALEMS e transmissão ao vivo pelas mídias sociais oficiais do Parlamento: no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube e no Portal da ALEMS. O seminĂĄrio também poderĂĄ ser conferido pela TV Assembleia nos canais 7.2 (sinal aberto) e 9 (Claro NET) e pelo link TV ALEMS, e, ainda, pela RĂĄdio ALEMS - FM 105.5.

(Roney Minella - Assessoria Parlamentar com informações da AgĂȘncia ALEMS - Por: Osvaldo Júnior)

PĂĄgina do livro "Uma festa para a vida", produzido pela ALEMS

Fonte: Redação MS WEB RADIO e MĂ­dia MS Digital/Assessoria

Comunicar erro
MODELO
UCP TOPO
UNIGRAN

ComentĂĄrios

MASTERS
SICOOB
Garotas que fazem programa