Plataforma orienta profissionais que atendem pacientes com malária

O Minist├ęrio da Sa├║de disponibilizou um canal de telessa├║de voltado para profissionais que atendem pacientes com mal├íria

Por Antonio Neres em 18/06/2024 às 19:30:50

O Ministério da Sa├║de disponibilizou um canal de telessa├║de voltado para profissionais que atendem pacientes com mal├íria. Denominado Telemal, o serviço permite que especialistas compartilhem conhecimentos e ofereçam suporte para diagnóstico, tratamento e manejo cl├şnico de casos de mal├íria e outras doenças febris agudas a profissionais como médicos, enfermeiros, farmac├¬uticos, bioqu├şmicos, agentes de sa├║de, microscopistas e gestores de sa├║de.

"O lançamento da plataforma representa um avanço significativo na luta para a eliminação da mal├íria no Brasil e outras doenças febris agudas com o uso da sa├║de digital. Esse tipo de serviço busca melhorar a qualidade da assist├¬ncia prestada em localidades remotas, além de reduzir os custos com tratamento fora do domic├şlio, facilitar a jornada de atendimento dos usu├írios do SUS [Sistema ├Ünico de Sa├║de], reduzir tempo de espera e aumentar a resolutividade dos atendimentos, particularmente para a Amazônia brasileira", informou o ministério.

Orientações

O canal permite que profissionais de sa├║de envolvidos no manejo cl├şnico da mal├íria e de outras doenças febris agudas recebam orientações especializadas remotamente.

O serviço é resultado de colaboração entre o Ministério da Sa├║de e especialistas do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia), da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e da Fundação de Vigilância em Sa├║de do Amazonas - Dr┬¬ Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

"Na rotina cl├şnica assistencial, quando o paciente estiver com suspeita ou diagnóstico confirmado para mal├íria, [se] o profissional de sa├║de apresentar d├║vidas referentes ao manejo terap├¬utico indicado e, tanto o Guia de Tratamento da Mal├íria quanto o aplicativo Malariatrat não as esclarecerem, este profissional poder├í entrar em contato com o novo canal que fornecer├í apoio às ações indicadas para cada situação", completou o ministério.

Serviço

O Telemal est├í dispon├şvel 24 horas por dia via mensagens de WhatsApp pelos n├║meros (92) 98853-1392 e (92) 99193-2649. As ligações podem ser feitas de segunda a sexta-feira em hor├írio comercial. O contato por e-mail deve ser realizado pelo endereço [email protected].

Fonte: Ag├¬ncia Brasil/Redação da MS WEB R├üDIO

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