PI 6349 - ALEMS - MS RADIO WEB
PI 36414 - ASSEMBLEIA - MS WEB RADIO

Encerrada aplicação de provas para avaliar educação básica

Por Clezer Gomes em 17/11/2023 às 15:14:02

A aplicação dos testes do Sistema de Avaliação da Educação B√°sica (Saeb) 2023 terminou nesta sexta-feira (17). A estimativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An√≠sio Teixeira (Inep), respons√°vel pela realização da prova, é de que mais de 8,4 milhões de alunos, de 384.337 turmas e 190.160 escolas p√ļblicas e privadas, em zonas urbanas e rurais, participem da avaliação.

Além das provas impressas, o Saeb aplica question√°rios eletrônicos para apurar as informações relacionadas à qualidade da educação b√°sica. Estes question√°rios deverão ser respondidos por secret√°rios municipais de Educação, diretores de creches da educação infantil e de escolas de ensino fundamental e de ensino médio, e também, por professores.

Em setembro, o Inep enviou os links para o preenchimento dos question√°rios eletrônicos. O prazo para respond√™-los também se encerra nesta sexta-feira (17).

Question√°rios

O p√ļblico-alvo do Saeb 2023 são as escolas p√ļblicas e privadas, localizadas em zonas urbanas e rurais, com turmas de creche ou pré-escola da etapa da educação infantil e, também estudantes matriculados no 2¬ļ ano, no 5¬ļ ano e no 9¬ļ ano do ensino fundamental e na 3¬™ série e 4¬™ série do ensino médio e de instituições.

Aos alunos, os question√°rios abordam atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, em disciplinas como l√≠ngua portuguesa, matem√°tica, ci√™ncias da natureza e ci√™ncias humanas, conforme a série do aluno. Ainda serão abordados temas como condição socioeconômica; participação da fam√≠lia; interação com professores e colegas em sala de aula. Os formul√°rios dos alunos são aplicados de forma impressa, juntamente com os testes cognitivos.

J√° os secret√°rios municipais devem informar sobre o funcionamento das redes de ensino, com dados sobre os conselhos, curr√≠culos, pr√°ticas avaliativas e contratação de professores.

Da parte dos diretores de escolas, os gestores respondem sobre o próprio perfil e experi√™ncia na direção da unidade de ensino. Nesses casos, os question√°rios tratam, ainda, das atividades desenvolvidas, dos recursos dispon√≠veis e da infraestrutura da instituição.

No caso dos professores, os docentes fornecem informações sobre a própria formação acad√™mica, experi√™ncia profissional, condições de trabalho, dificuldades de aprendizagem dos alunos, viol√™ncia no ambiente escolar, recursos did√°ticos e pr√°ticas pedagógicas desenvolvidas na escola.

A novidade desta edição 2023 do Saeb é que os docentes de todas as turmas avaliadas responderão aos question√°rios eletrônicos. Até 2021, a aplicação eletrônica era realizada somente para secret√°rios municipais de Educação, diretores escolares e docentes da educação infantil.

Saeb

O Saeb é aplicado periodicamente desde 1990 e consiste em um conjunto de avaliações em larga escala. Essas avaliações permitem ao Inep realizar um diagnóstico da qualidade da educação b√°sica brasileira (ensinos infantil, fundamental e médio) e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Por meio de testes cognitivos e question√°rios, as avaliações refletem os n√≠veis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar, a efici√™ncia do ensino e também possibilita a compreensão sobre as condições de acesso às instituições de ensino e de perman√™ncia nas escolas.

A partir dos resultados, o Saeb permite que as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação no pa√≠s. As evid√™ncias demonstradas nos testes e question√°rios oferecem subs√≠dios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de pol√≠ticas educacionais do pa√≠s.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o √ćndice de Desenvolvimento da Educação B√°sica (Ideb).

O Saeb toma como refer√™ncia sete dimensões de qualidade da educação b√°sica:

1 - Atendimento escolar;

2 - Ensino e aprendizagem;

3 - Investimento;

4 - Profissionais da educação;

5 - Gestão;

6 - Equidade; e

7 - Cidadania, direitos humanos e valores.

Os resultados preliminares das escolas p√ļblicas participantes das aplicações censit√°rias do Saeb 2023 poderão ser acessados, pelos diretores escolares, no dia 15 de abril de 2024, por meio de Sistema Saeb, dispon√≠vel no portal do Inep. Os diretores escolares poderão interpor recursos aos resultados preliminares, no per√≠odo de 16 a 26 de abril de 2024.

A divulgação dos resultados finais est√° prevista para 28 de junho de 2024.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
MODELO
UCP TOPO
maison noivas
MASTERS
SICOOB