PI 6349 - ALEMS - MS RADIO WEB
PI 36414 - ASSEMBLEIA - MS WEB RADIO

Aplicação de provas para educação básica termina nesta sexta-feira

A aplicação dos testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023 termina nesta sexta-feira (17).

Por Antonio Neres em 16/11/2023 às 18:53:36

A aplicação dos testes do Sistema de Avaliação da Educação B√°sica (Saeb) 2023 termina nesta sexta-feira (17). Estima-se a participação de mais de 8,4 milhões de alunos de 190.160 escolas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An√≠sio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação é respons√°vel pelo exame.

Nos 2¬ļ, 5¬ļ e 9¬ļ anos, os estudantes respondem questões de l√≠ngua portuguesa e matem√°tica. Uma parte dos alunos do 9¬ļ ano também faz testes de ci√™ncias humanas e da natureza. No ensino médio, são aplicados exames de l√≠ngua portuguesa e matem√°tica para estudantes das 3¬™ e 4¬™ séries. As provas são aplicadas na rede p√ļblica e algumas escolas particulares.

As avaliações servem para mostrar o desempenho dos estudantes nas disciplinas conforme cada etapa do ensino.

Question√°rios

Diretores de escolas, secret√°rios de educação, professores e alunos também t√™m até amanhã para responder aos question√°rios.

Nos question√°rios, são abordados temas como atendimento escolar, aprendizagem, curr√≠culo, contratação de profissionais, atividades desenvolvidas, estrutura das unidades de educação, condições de trabalho, viol√™ncia no ambiente escolar.

Os diretores, secret√°rios e professores devem responder aos question√°rios eletrônicos, por meio de links. Os alunos respondem aos question√°rios impressos, entregues junto com os testes.

Este ano, é a primeira vez, que os professores das turmas avaliadas irão responder ao question√°rio eletrônico.

Saeb

O Saeb é realizado desde 1990, como forma de avaliar a educação b√°sica e trazer subs√≠dios para formulação de pol√≠ticas p√ļblicas.

Os dados da avaliação permitem entender os n√≠veis de aprendizagem dos alunos, as condições de acesso à escola e de perman√™ncia.

Fonte: Ag√™ncia Brasil/ Redação da MS WEB RADIO

Comunicar erro
MODELO
UCP TOPO
maison noivas
MASTERS
SICOOB